comunicato | Roma, 20 Julho 2015

Publicada a segunda edição do Balanço de Responsabilidate Social de Impresa

Completam o Balanço as histórias do prêmio "Repórter para a Terra 2015"

Engineering, primeira realidade italiana no setor do IT, publicou o seu segundo Balanço de Responsabilidade Social de Empresa. O Grupo quis continuar o percurso de transparência iniciado no ano passado sobre os temas da sustentabilidade através de um processo de prestação de contas público dirigido a todos os Stakeholder da empresa.

Na base dessa decisão reside a convicção de que os melhores resultados de desenvolvimento econômico da empresa não podem ser alcançados sem uma forte atenção aos temas da sustentabilidade, desde as politicas para os próprios funcionários, à contribuição para a melhoria da vida coletiva dos cidadãos, à medição do próprio impacto ambiental, até a indicação dos objetivos de melhoria que autonomamente, de ano em ano, a empresa pretende alcançar. Justamente por esse motivo Engineering pediu ao prof. Giulio Sapelli de ler antes da publicação, o documento e de oferecer aos Stakeholder da empresa um seu comentário-introdução, referido no começo do Balanço, em qualidade de “terceira parte influente”.

O Balanço de Responsabilidade Social de Empresa do Grupo Engineering foi redigido em conformidade com o nivel “core” das novas linhas guia “G4 Sustainability reporting guidelines” publicadas pela Global Reporting Initative (GRI). Acolhendo os resultados provenientes das novas linhas-guia G4, que prevêem um focus na prestação de contas dos temas materiais, Engineering fez um processo de revisão interno e externo para a identificação dos temas mais relevantes, que orientaram a construção da estrutura e do conteúdo do documento , cujos resultados estão no apêndice

Paolo Pandozy, Administrador Delegado de Engineering, afirmou “A Responsabilidade Social de Empresa é para nos um novo modo de olhar o nosso interno e o cenário externo: um paradigma através do qual integrar o modelo de business e a complexidade da organização empresarial na base de uma ética, social ambiental e econômica”.

O documento apresenta dados, projetos e serviços fornecidos em 2014 para as comunidades e organizações com e para as quais Engineering atuou, além dos principais impactos econômico e social derivantes das próprias atividades, com especial focus na Itália, onde o Grupo realiza a maior parte das operações e concentra boa parte dos resultados.

Entre os dados de maior satisfação para a empresa:
- formação e desenvolvimento das competências dos recursos humanos valeu cerca de 7 milhões de euros por ano
- investimento em Pesquisa e Inovação que para 2014 valeu 33 milhões de euros
- inauguração de um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Lecce no Distrito Tecnológico DHITECH em co-participação com parceiros locais e importantes instituições de pesquisa como as Universidades da Puglia e o CNR.

O balanço de Responsabilidade Social de Empresa também refere todos os dados econômicos, com especial atenção ao valor distribuído pelos vários stakeholder do Grupo: um valor da produção igual a 853 milhões de euros, um valor econômico direto gerado de 858,1 milhões de euros, um valor econômico direto distribuído de 804,7 milhões de euros.

No balanço são colocadas em destaque as linhas de identidade do Grupo, o código ético, as relações com os stakeholder e todos os asset de business da empresa, que nos diversos mercados onde atua (entre público e privado ) e, através das diferentes soluções e áreas aplicativas (pesquisa, inovação, serviços para os cidadãos, simplificação, eficiência energética) converge as próprias estratégias e ações na direção do importante objetivo da modernização do pais.

Este ano completam o documento as histórias do prêmio jornalístico e foto jornalístico 2015 “Reporter para a Terra”. A iniciativa, realizada em colaboração com Earth Day Italia e o Ministério do Ambiente nasceu para por em destaque as melhores contribuições foto- jornalisticas sobre informação ambiental, foi apoiada por Engineering para salientar a própria atenção sobre esses temas e colocar os refletores na centralidade da boa informação e na difusão de uma nova cultura ambiental .

O Balanço de Responsabilidade Social de Engineering é publicado na página  http://www.eng.it/gruppo/sostenibilita.dot