comunicato | Roma, 28 Setembro 2015

Parceria de Engineering e Canonical para OS Big Data Analytics em Cloud

Com SpagoBI, o open source de Engineering entra a fazer parte do ecossistema Cloud de Ubuntu

Engineering anuncia hoje a parceria com Canonical, empresa britânica que suporta o desenvolvimento e a distribuição de Ubuntu, uma das principais distribuições do sistema operativo open source Linux. A parceria visa fornecer soluções de Business Intelligence e Big Data Analytics baseadas nas suítes open source SpagoBI em ambiente Ubuntu Cloud.

Engineering aderiu ao Charm Partner Programme de Canonical e tornou disponível SpagoBI em Juju (https://jujucharms.com/), ferramenta de orquestração dos serviços suportado por Canonical que permite uma gestão simplificada dos processos de instalação, integração e extensão das aplicações em ambiente cloud públicos e privados.

SpagoBI atualmente encontra-se disponível em um ambiente Cloud que garante o respeito dos requisitos de usabilidade, segurança e escalabilidade esperados pelo usuário, suportado por uma gama completa de serviços profissionais fornecidos pelos SpagoBI Labs de Engineering. O usuário pode personalizar livremente a própria instalação de SpagoBI e realizar os próprios documentos analíticos mais adequados para as próprias exigências, desde as mais tradicionais (tais como relatórios, gráficos, tabelas) aos mais avançados (tais como análises georreferenciais, data mining, análises previsionais e social listening).

"Estamos felizes de aderir ao Charm Partner Programme de Canonical, que acrescenta valor à oferta global da suíte SpagoBI” afirma Grazia Cazzin, SpagoBI Labs Director, Engineering. “Temos orgulho de anunciar esta parceria entre duas importantes protagonistas do open source e de suportar ativamente Juju, ferramenta inovadora e eficaz que envolve empresas líderes do setor, dentro de um ecossistema muito dinâmico."

”SpagoBI é a solução open source de Business Intelligence e Big Data Analytics de referência no mercado” afirma Samuel Cozannet, responsável da oferta Big Data em Canonical. “Ao longo do tempo, Engineering manifestou da melhor maneira o valor da Business Intelligence, ampliando sua oferta também para os Big Data Analytics. A adesão de Engineering ao Charm Partner Programme permite ao usuário final de definir soluções verticais modeladas em Juju e utiliza-las em ambientes cloud públicos e privados. Estamos felizes de poder ampliar a oferta analítica dirigida aos nossos usuários de Juju e Ubuntu.”

Engineering e Canonical apresentarão a solução em Nova York, de 29 de setembro a 1 de outubro, no âmbito do evento Strata+Hadoop World.

SpagoBI suite
SpagoBI é a suite de Business Intelligence e Big Data Analytics inteiramente open source, desenvolvida e suportada pelos SpagoBI Labs de Engineering, que satisfaz todos os requisitos analíticos tradicionais acrescentando soluções originais e inovadoras. É parte do stack software gerenciado pelo consórcio internacional OW2 (www.ow2.org)que promove soluções open source profissionais aptas para o uso em contextos empresariais.